quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Gestão Humanizada de Pessoas

A gestão de pessoas sempre foi baseada em conhecimentos de psicologia, comportamento e outros aspectos científicos, mas a aplicação desse conhecimento pouco chegou ao nível mais baixo na hierarquia.
Muito se sabe sobre as reações dos empregados e o que pode ser feito para que o funcionário se sinta valorizado e por isso dê o melhor de si para a empresa. mas o que é realmente feito para isso?
Gerir pessoas começou muito antes da Revolução Industrial, mas com o advento da tecnologia, as coisas começaram a se confundir. O tratamento das pessoas passou a ser o mesmo dado a uma máquina, sem respeito ou consideração.
As empresas passaram a focar em números e valores, e o bem mais importante foi colocado de lado. O nível tecnológico e a quantidade de computadores que a empresa possuía passaram a ser mais importante na hora de investir, e o capital intelectual, formado por seres humanos, passou a ser colocado em segundo plano. Como as pessoas precisam trabalhar, elas não podem pedir demissão toda vez que são tratadas rispidamente ou com indiferença. Com isso os empregados se conformaram com essa situação, pois a maioria das empresas é assim.
Esse tipo de atitude dos empregados em relação às empresas faz com que tenhamos funcionários desmotivados, sem iniciativa, que só fazem o que são mandados e com baixa auto estima, aumentando assim a quantidade de doenças relacionadas ao estresse e a depressão.
Mas o que é a gestão humanizada de pessoas?
Podemos achar que é simplesmente dar “Bom dia!” ao funcionário, ou fazer uma ótima festa de Natal, mas não é bem assim. A gestão humanizada se baseia na preocupação com a pessoa por detrás de uma função. É querer saber quem é esse funcionário, como ele vive, do que necessita para ser feliz. Nesse caso, é tentar proporcionar a esse ser humano o bem estar dentro de um local onde ele passa mais tempo do que em casa, é mostrar que a empresa se preocupa com o que ele pensa, e não somente com o que ele faz ou quanto traz de receita.
Essas ações não precisam estar baseadas em grandes investimentos em cursos, programas de recompensas, bonificações de várias formas, mas sim em ações simples que demonstram a gratidão da empresa por esse funcionário dar sempre o melhor de si. São ações como a da empresa FURNAS, que fez um programa de vacinação contra a Febre Amarela para os seus funcionários. A empresa não tinha a menor obrigação de fazer isso, afinal estamos no Rio de Janeiro e a iminência de uma epidemia está descartada. Então por que a empresa teve essa preocupação? Simplesmente por saber da importância que uma ação desse tipo pode trazer para a auto estima de seus funcionários. Por saber que eles se sentirão valorizados, pois a empresa se preocupa com eles.
Então acredito que a gestão humanizada de pessoas ainda é vista como uma utopia, pois a grande maioria dos gestores ainda acha que as pessoas trabalham apenas para tirar vantagem da empresa, sem a preocupação com o crescimento da mesma, mas se esses funcionários se sentirem realmente, parte integrante da equipe e souberem que a empresa se preocupa com eles como seres humanos e não somente mais um número, então essas pessoas poderão fazer a diferença na competitividade, geração de receita e lucratividade.

Renata Haum

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